REGULAMENTO DA OLIMPÍADA BAIANA DE BIOLOGIA ANO 2024

1.OBJETIVOS E PÚBLICO ALVO

1.1 A Olimpíada Baiana de Biologia é uma atividade de extensão do Instituto de Biologia da UFBA e tem como objetivos:

I - Incentivar o estudo na área da Biologia, estimulando o raciocínio científico na apresentação de soluções criativas para os problemas propostos;

II - Aproximar a Universidade do ensino médio, propiciando a familiarização com a realidade universitária.

III - Fomentar a cooperação e intercâmbio de ideias entre professores e estudantes.

IV - Estimular o interesse e o prazer pelo estudo da Biologia, despertando vocações para a área;

Contribuir para o aperfeiçoamento e avanço da Educação Básica no Estado da Bahia;

V - A OBABIO destina-se a alunos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) e do 4° ano do Ensino Tecnológico, regularmente matriculados em escolas particulares e públicas do Estado da Bahia.

2. INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições serão realizadas pelos Representantes Escolares ou Professores responsáveis das escolas particulares e públicas do Estado da Bahia sem limite de inscrições, mediante o preenchimento do formulário eletrônico contido no link: obabio.olimpiadas.app.

2.2 As inscrições na OBABIO 2024 são gratuitas.

Um mesmo professor poderá ser responsável por uma ou mais escolas. Neste caso, o professor deverá preencher a ficha de cadastro eletrônico correspondente a cada uma das escolas que for responsável.

2.4 A inscrição dos estudantes que participarão da Fase I deve ser realizada pelos Representantes Escolares ou Professores responsáveis das escolas particulares, federais e públicas do Estado da Bahia, sem limite de inscrições

para os estudantes das 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio e do 4° ano do Ensino Tecnológico.

2.5 A escola optará no ato da inscrição se deseja que os estudantes realizem a Fase I no formato digital ou na forma de prova impressa.

2.6 As correções das fichas de inscrição que se fizerem necessárias deverão ser solicitadas à coordenação da OBABIO pelo professor via e-mail obabio@ufba.br durante o prazo de até quinze dias corridos posteriores à divulgação da lista de inscritos.

2.7 Não serão aceitas correções solicitadas posteriores ao prazo estabelecido conforme o subitem 2.6.

2.8 As inscrições ocorrerão entre os dias 12 de abril a 17 de maio de 2024.

2.9 As escolas participantes deverão certificar a veracidade das informações fornecidas pelos alunos para seu cadastramento. Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, implicarão na sua exclusão do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que porventura tenha recebido.

É de responsabilidade exclusiva do professor e do estudante acompanhar todas as publicações referentes ao certame disponibilizadas no site www.olimpiadadebiologia.ufba.br.

Os estudantes Portadores de Necessidades Especiais – PNE deverão comprovar sua condição no momento da inscrição, conforme inciso IV do artigo

39 do Decreto n°3.298/1999, solicitando à comissão organizadora da OBABIO, através do e-mail obabio@ufba.br, as condições especiais para a realização da prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de aplicação, obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade, cuja decisão será comunicada ao candidato em até 05 (cinco) dias úteis antes da realização da prova.

3. DAS PROVAS

3.1.1 A Fase I é constituída de exame teórico único valendo 100 (cem) pontos, composto por 30 (trinta) questões objetivas de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas de respostas (A, B, C, D e E), de caráter eliminatório

3.1.2 A prova será realizada no dia 06 de junho (quinta feira) de 2024 e o sistema abrirá para a realização dos exames às 08:00 h e encerrará às 22:00 h (horário de Brasília), com duração de 3 (três) horas.

3.1.3 A prova no formato digital poderá ser realizada por meio de dispositivos eletrônicos como computadores, notebooks, tablets ou smartphones, através do link: obabio.olimpiadas.app.

3.1.4 A comissão de provas não se responsabiliza por problemas técnicos que venham a acontecer durante a realização da prova, tais como queda ou instabilidade de internet, ficando a cargo do candidato a responsabilidade de garantir que o hardware (computador ou smartphone ou tablet) e a velocidade de conexão adequados para realização da prova no dia e horário estabelecido no presente edital.

3.1.5 Caso a Escola opte pela aplicação via prova impressa, a mesma será disponibilizada no sistema pelo menos 3 (três) dias antes do início dos exames, condição em que cada escola é responsável com os custos de impressão, sigilo e aplicação do exame no dia 06 de junho de 2024 com duração de 3h. Após a realização da prova a escola se responsabiliza pelo envio das folhas de gabarito dos estudantes via aplicativo até o dia 20 de junho de 2024, de modo a permitir a correção de forma automatizada. As provas não enviadas até esta data não serão corrigidas. Caso não seja feita a leitura até esta data, os exames serão desconsiderados e os estudantes desclassificados.

3.1.6  A Coordenação Estadual da OBABIO se reserva o direito de utilizar tecnologias telemáticas, seguindo padrões de privacidade e diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, visando a mitigação de tentativas de fraude e de falsidade ideológica.

3.1.7 O candidato deverá preencher um termo de responsabilidade que atesta que ele realizou a prova individualmente, sem consulta a qualquer tipo de fonte e sem qualquer tipo de ajuda. O não preenchimento deste termo impossibilita o estudante de prosseguir com a realização do exame.

3.1.8 O exame online é ininterrupto, ou seja, não permite interrupções, de modo que após iniciada a prova, o sistema computará 03 horas de prazo quando, então, se encerrará automaticamente e concluirá a participação, independentemente do número de questões até então resolvidas. Caso o

estudante termine o exame antes deste período, haverá a opção “CONCLUIR O EXAME”. Basta o estudante clicar nela e seu exame será automaticamente enviado para a central de dados da OBABIO.

3.2.9 Em caso de descarregamento do dispositivo eletrônico, falta de energia, falhas de internet e quaisquer outros incidentes na hora do exame, fato este sem nenhuma possibilidade de interferência da coordenação da OBABIO, não será possível continuar o exame e o sistema dará como encerrada a prova naquele instante, mesmo que não tenha sido concluída.

3.2.10 A correção das provas de 1ª fase será processada automaticamente pelo sistema da OBABIO e o registro dos exames ficará arquivado digitalmente por 06 (seis) meses.

3.2.11 Após a data e horário limites para realização dos exames o sistema não permitirá inserção de dados, sendo o fato de inteira responsabilidade do estudante e das instituições ao participar desses exames.

3.2.12A OBABIO divulgará o número mínimo de acertos necessários para o estudante ser classificado para a 2ª fase até a data determinada no calendário da OBABIO, aprovado e publicado na página de divulgação digital da OBABIO de cada ano corrente.

3.2.13. As notas da 1ª fase contam apenas como classificação para a 2ª fase, não sendo consideradas para o cálculo dos resultados da 2ª fase.

4.1. Prova da Fase II: Presencial

Os alunos melhores classificados Fase I participarão da Fase II. O quantitativo de alunos nessa fase não poderá ultrapassar o total de 1.100 (hum mil e cem) estudantes que alcançaram resultados como descrito no item 3.1.12.

Pelo menos, 100 (cem) estudantes de escolas públicas estaduais ou municipais serão convocados para a Fase II, independentemente de sua classificação na Fase I.

A prova da Fase II será realizada de forma presencial no dia 14 de setembro das 14:00 às 17:00 h, sendo composta de 30 (trinta) questões de múltipla escolha e 2(duas) questões analítico-expositivas (discursivas). A prova valerá até 100 (cem) pontos e a pontuação de cada questão constará na prova.

Fase II é constituída de exame teórico único valendo 100 (cem) pontos, composto por duas partes integrantes de um único caderno de questões, aplicadas simultaneamente, com as seguintes características:

Parte I: 30 (trinta) questões objetivas de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas de respostas (A, B, C, D e E), valendo 1(um) ponto cada uma

delas, totalizando 50 (cinquenta) pontos, de caráter eliminatório e classificatório.

Parte II: 2 (duas) questões analítico-expositivas, abertas, valendo 10 (dez) pontos cada uma, totalizando 50 (cinquenta) pontos, de caráter eliminatório e classificatório.

As questões da Parte I e a questão da Parte II terão pesos e/ou pontuações conforme discriminados na tabela a seguir:

undefined

4.2.6. Os pólos de aplicação serão estabelecidos pela Coordenação da

OBABIO divulgados até o dia 02 de setembro de 2024.

4.2.7. Os estudantes Portadores de Necessidades Especiais – PNE deverão

comprovar sua condição no momento da inscrição, conforme inciso IV do artigo

39 do Decreto n°3.298/1999, solicitando à comissão organizadora da OBABIO,

através do e-mail obaq@ufba.br, as condições especiais para a realização da

prova, com antecedência mínima de 20 (vinte) dias da data de aplicação,

obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade, cuja decisão será

comunicada ao candidato em até 05 (cinco) dias úteis antes da realização da

prova.

4.2.8 Os estudantes sabatistas devem comunicar à Coordenação Estadual até

7 (sete) dias úteis antes da realização da prova via e-mail (obaq@ufba.br) que

irão realizar o certame. Estes deverão chegar ao local do exame até às 14 h 59

min e aguardarão em uma sala até às 18 h 00 min para iniciar o exame.

4.2.9 As salas de provas serão fiscalizadas por pessoas designadas pela

coordenação da OBABIO ou pelos coordenadores locais/regionais, vedado o

ingresso de pessoas estranhas.

4.2.10. O aluno deverá comparecer ao local de realização das provas com 30

(trinta) minutos de antecedência, levando o original do documento de

identidade e caneta esferográfica de tinta de cor azul ou preta.

4.2.11. O ingresso do candidato no local das provas somente será permitido no

horário estabelecido, mediante a apresentação do documento de identidade

legalmente aceito que contenha, no mínimo, fotografia, assinatura, filiação,

impressão digital e o número utilizado na inscrição.

5.2 Critérios de avaliação:

5.2.1 Para que a resposta de uma questão assinalada pelo estudante, seja

considerada correta, deverá haver apenas uma marcação na Folha de

Respostas pertinente àquela questão, além dela coincidir com a respectiva

resposta constante no GABARITO, divulgado no site pela Coordenação da

OBABIO.

5.2.2 Para que a resposta de uma questão feita pelo estudante, pertinente à

Parte II, seja considerada correta, ela deverá abordar todas as competências e

habilidades previstas para a questão, de acordo com a matriz elaborada pela

Comissão Científica da OBABIO.

5.2.3 A pontuação total (PT) obtida pelo estudante resultará do somatório da

pontuação obtida na Parte I (Pt1) com o somatório da pontuação obtida na

Parte II (Pt2): PT=Pt1+Pt2.

5.2.4 A pontuação obtida pelo estudante na Parte I (Pt1) resultará do

somatório ponderado dos acertos em cada uma das questões na Parte I

multiplicado pelos respectivos pesos: Pt1=Σ(Qp1*Peso). Cada questão da

Parte I vale 1(um) ponto: Qp1= 1.

5.2.5 A pontuação obtida pelo estudante na Parte I (Pt1) resultará do

somatório ponderado.

5.2.6 A pontuação obtida pelo estudante na Parte II (Pt2) resultará do

somatório ponderado dos acertos em cada uma das questões na Parte II

multiplicado pelos respectivos pesos: Pt2=Σ(Qp2*Peso). Cada questão da

Parte II vale 10(dez) pontos: Qp2= 10.

5.2.7 A pontuação obtida pelo estudante na Parte II (Pt2) resultará do

somatório ponderado.

5.2.8 Somente será HABILITADO na Parte I, o estudante que obtiver

pontuação (Pt1) igual ou superior a:

a) 40% (quarenta por cento) para o estudante do primeiro ano

b) 50% (cinquenta por cento) para o estudante do segundo ano

c) 60% (sessenta por cento) para o estudante do terceiro ano e do 4o ano de

cursos tecnológicos .

5.2.9 Será INABILITADO na Parte I o estudante cuja pontuação (Pt1) não

atingir o desempenho mínimo especificado no subitem 5.2.4.

5.2.10 Somente serão corrigidas as questões analítico-expositivas do

estudante HABILITADO na Parte I e que tenham sido respondidas nas folhas

específicas para as questões analítico-expositivas, distribuídas pela

coordenação da OBABIO.

5.2.11 Será HABILITADO na Parte II o estudante que tenha respondido às

questões analítico-expositivas com caneta esferográfica de tinta de cor azul ou

preta, exclusivamente, nas folhas de respostas específicas para tal finalidade.

5.2.12 Será INABILITADO na Parte II o estudante que:

a) Assinar ou fizer qualquer marca ou sinal na folha de respostas que

possibilite sua identificação pela Banca Examinadora.

b) Não tenha cumprido as especificações contidas no subitem 5.2.6.

5.2.13 A pontuação relativa à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s), em

qualquer uma das partes, será atribuída a todos os estudantes presentes à

prova.

5.2.14 Não será considerada a questão que:

● não apresentar nenhuma alternativa assinalada;

● apresentar alternativa (s) rasurada (s);

● estiver assinalada diferente do proposto na folha de resposta;

● a folha de respostas analítico-expositivas estiver assinada ou contiver

qualquer marca ou sinal que possibilite a identificação do estudante pela

Banca Examinadora.

5.2.15 - Somente terão validade as alternativas lançadas na folha de respostas

específicas para cada uma das duas partes da prova.

5.3 Da aplicação da Prova

5.3.1 É de exclusiva responsabilidade do estudante conferir e assinar

devidamente a folha de respostas das questões da Parte I, assim como

verificar seu número de inscrição em cada uma das folhas de respostas da

Parte II.

5.3.2 O estudante deverá ater-se às instruções contidas no caderno de

questões e nas folhas de respostas da Parte I e da Parte II.

5.3.3 Em nenhuma hipótese, as folhas de respostas serão substituídas.

5.3.4 Ao concluir a prova, o estudante deverá entregar ao fiscal de sala as

folhas de respostas das questões das Partes I e II.

5.3.5 Será considerado desistente o candidato que não exibir os documentos

exigidos.

5.3.6 É proibido, durante a realização das provas, o porte de quaisquer

equipamentos eletrônicos, tais como relógio (digital), telefone celular, pager,

mp3, mp4, beep, calculadora, dentre outros.

5.3.7 O estudante somente poderá se retirar da sala de realização das provas

1h (uma hora) após o início da mesma.

5.3.8 O candidato somente poderá levar o caderno de provas após 2h (duas

horas) do início do exame.

5.3.9 O último estudante de cada sala só poderá sair após assinar o protocolo

de encerramento.

5.3.10 Eventuais erros referentes a nome, ano, escola, documento de

identidade ou data de nascimento deverão ser comunicados pelo estudante, na

sala de prova, junto ao fiscal que fará o registro no relatório de ocorrências.

6. DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA DA FASE II

6.1- A prova será realizada no dia 14 de setembro de 2024 (sábado), das 14 às 17 horas.

6.2- Os locais de aplicação do exame e as listas de candidatos serão divulgados pela coordenação da OBABIO no site www.olimpiadadebiologia.ufba.br, com antecedência mínima de 48 horas antes da prova.

6.3- As salas de provas serão fiscalizadas por pessoas designadas pela coordenação da OBABIO ou pelos coordenadores locais/regionais, vetado o ingresso de pessoas estranhas.

6.4- O exame será realizado com duração de 3 (três) horas, incluso o tempo para preenchimento da folha de respostas de ambas as Partes.

6.5 Em hipótese alguma serão realizadas provas fora do dia e do local determinados pela coordenação.

6.5.1 O aluno deverá comparecer ao local de realização das provas com 45 (quarenta e cinco) minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica de tinta de cor azul ou preta.

6.52Os portões para acesso às salas de provas serão abertos às 13h30min e serão fechados às 14h.

6.6 - O ingresso do candidato no local das provas somente será permitido no horário estabelecido, mediante a apresentação do documento de identidade

legalmente aceito que contenha, no mínimo, fotografia, assinatura, filiação, impressão digital e o número utilizado na inscrição.

- Será eliminado do certame o candidato que:

● chegar após o fechamento dos portões;

● deixar o local durante a realização das provas antes do prazo

determinado no subitem 4.11;

● perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

● desacatar o(s) fiscal(is) e/ou membro(s) da equipe de trabalho da

OBABIO;

● estabelecer, por qualquer método, comunicação com outros candidatos

ou com pessoas estranhas;

● tentar utilizar-se de livros, calculadoras, notas, impressos ou outro meio

de informação;

● ao terminar a prova, não entregar ao fiscal de sala, obrigatoriamente, as

folhas de respostas de ambas as Partes;

● fizer-se identificar na folha de respostas da Parte II;

● fizer uso do celular ou qualquer outro aparelho de comunicação, ou

mantiver ligado durante o tempo em que permanecer no local de prova;

● for surpreendido em comunicação com outros candidatos;

● fizer uso de consulta bibliográfica de qualquer espécie;

● não acatar as determinações do regulamento do certame;

● deixar de atender às normas e orientações constantes das provas ou

expedidas pelos organizadores da OBABIO.

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 - A classificação final, geral e por ano, dos estudantes HABILITADOS será

publicada na página da OBABIO, por ordem de classificação, constando os

nomes dos estudantes, o número de inscrição e a respectiva classificação.

7.2 - A classificação final do estudante em cada ano e a classificação geral

será feita pela soma dos pontos obtidos na Parte I e na Parte II da prova.

7.3 - O estudante com a maior pontuação na classificação geral será declarado

campeão da OBABIO 2024.

8. CRITÉRIOS DE DESEMPATE

8.1 Após a totalização dos pontos pertinentes à Parte I e à Parte II da prova,

havendo empate, terá preferência, para efeito de classificação,

sucessivamente, o estudante que:

● obtiver maior número de acertos em questões de peso 3 na Parte I;

● obtiver maior número de acertos em questões de peso 2 na Parte I;

● obtiver maior número de acertos em questões de peso 1 na Parte I;

● Persistindo o empate, terá preferência o estudante mais novo.

9. RECURSOS

Em nenhuma hipótese haverá revisão de provas e não serão aceitos recursos

contra a avaliação dos corretores do exame.

10. LOGOMARCA

A logomarca do evento faz parte de seu patrimônio, somente com a permissão

escrita dos organizadores será possível utilizá-la para fins comerciais.

11. USO DE IMAGEM

Ao efetuar sua inscrição no evento, o estudante automaticamente autoriza a

organização da OBABIO, de forma irrevogável, irretratável e gratuita, a utilizar

a sua imagem e nome, para fins institucionais, de divulgação, mídia social e

publicidade do evento, por todo e qualquer veículo, processo ou meio de

comunicação e publicidade, existentes ou que venham a ser criados, incluindo,

mas não se limitando à mídia impressa, televisiva, digital e pela internet.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 – A realização da OBABIO está condicionada à financiamento através das

agências de fomento e de empresas parceiras.

12.2 - A data de entrega das medalhas ocorrerá em solenidade previamente

marcada e divulgada através do site da OBABIO.

12.3 - A Comissão Organizadora reserva-se o direito de resolver os casos

omissos e as situações não previstas neste Regulamento.

13. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OLIMPÍADA BAIANA DE BIOLOGIA

Para todas as séries será adotado o mesmo conteúdo programático.

● A base experimental no estudo da vida em seus diversos níveis de organização: a contribuição da ciência nas grandes mudanças no pensamento biológico. A biologia hoje.

● O nível molecular na organização da vida: composição química e a organização supramolecular.

● A célula como o primeiro nível de organização do sistema vivo – do simples ao complexo: ensaios e especializações dos processos metabólicos em procariotos e eucariotos. Células especializadas na organização em tecidos e órgãos e a emergência de propriedades.

● Os organismos animal e vegetal como emergência da integração dos sistemas. A abordagem evo-devo na compreensão das interações em direção à formação do organismo.

● As populações e a perpetuação da vida: dinâmica e evolução – das bactérias aos seres humanos. Hereditariedade: mecanismos celulares e genéticos. Teoria da evolução: das ideias de Darwin à síntese moderna. Adaptação, seleção natural e deriva genética.

● Comunidades e ecossistemas: fundamentos de sua sustentação. Biomas Brasileiros. As redes biológicas como expressão das interações ecológicas em uma abordagem eco-evo. Os ciclos biogeoquímicos. A pegada antrópica. Saúde individual e coletiva. Doenças emergentes e reemergentes. Endemias, epidemias e pandemias.

● Organizando a diversidade biológica. Classificações biológicas em seu contexto histórico. A nomenclatura científica e a comunicação no mundo da ciência.

● Biotecnologia – aplicação dos conhecimentos biológicos para a melhoria da qualidade de vida.