Em Agosto do ano de 2013 nascia em nosso coração um desejo, um sonho de implantar na Bahia a Olimpíada de Biologia. Este sonho que estava na sua forma embrionária, se concretizou, e em agosto de 2014 aconteceu o Lançamento da I Olimpíada Baiana de Biologia.

Desde o início, cada detalhe de todo o processo desta primeira edição da Olimpíada foi carinhosamente e cuidadosamente pensado em prol da expansão do conhecimento e multiplicação do saber, visando impulsionar a busca pela sabedoria como estudante e como futuro profissional. Como exemplo disso, mencionamos a nossa logomarca, onde buscamos algo que traduzisse o nosso sentimento de amor à vida. O desejo desesperado de viver nos impulsiona desde a disputa do espermatozoide para fecundar o óvulo como uma grande aventura de força e sobrevivência. É fato. Já nascemos vencedores! Portanto, a concepção da nossa logomarca passa pelo sentimento de celebração da vida, levando a tocha da vitória!

Nesta primeira edição, contamos com a participação de cinco cidades do interior da Bahia: Cruz das Almas, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Simões Filho. Quase 1000 alunos foram inscritos.

Em outubro de 2014, realizamos a I prova da Olimpíada. Foi de fato um dia marcante! Jovens talentosos preparados e concentrados procurando colocar em prática muito do que aprenderam ao longo dos anos. Professores presentes torcendo e animando seus estimados alunos.

Em abril de 2015, realizamos nossa primeira cerimônia de premiação, e lançamos, durante esse mesmo evento, a II edição da Olimpíada Baiana de Biologia.

Tivemos muito êxito nessa 1ª edição da olimpíada, mas continuamos trabalhando para expandir e alcançar mais escolas da capital e mais cidades do interior da Bahia.

Acreditamos que a olimpíada constitui uma importante ferramenta, em que alunos e professores têm a oportunidade de trocar conhecimentos em um ambiente de integração que estimula a busca pelo saber. O intuito da olimpíada não é promover a competitividade, mas envolver os estudantes, instigando-os à leitura da literatura e ao desenvolvimento da reflexão e da autonomia na construção do conhecimento. Cremos que a Olimpíada, além de aproximar a Universidade da escola, é um importante instrumento para a melhoria da Educação Básica no Estado da Bahia, pelo incentivo do trabalho em equipe, reforçando hábitos de estudo, despertando vocações científicas e fortalecendo os vínculos de cooperação entre equipes de estudantes e professores, além de preparar nossos alunos baianos a participarem de concursos nacionais e Internacionais.